quinta-feira, 30 de junho de 2011

PASSO A PASSO DA PANTUFA CARINHO

Olá amigas do croche....criei coragem e montei meu primeiro PAP....e desde já peço que me desculpem qualquer falha,pois é minha promeira tentativa....
Quero dedicar esse PAP a todas as amigas crocheteiras que tão gentilmente dividem conosco seus trabalhos, nos ensinando com amor ...e homenajear à amiga Sonia Maria com quem tanto tenho aprendido....Agradeço a todas e espero que esse trabalho seja o início de muitos outros....e que seja útil .....
Vamos lá.....usei a lã Mollet da Círculo e agulha Corrente n°4,00 mm.
Inicie sua pantufa fazendo 25 correntinhas

suba 3 corr.(que equivalem ao primeiro ponto alto)e continue com 1 ponto alto em cada uma das 24 corr. seguintes,totalizando assim 25 pontos altos.

no mesmo ponto de base do último ponto alto feito,acrscente mais 5 pontos(aumento feito)
continue trabalhando sobre a base de corr. (do outro lado),ponto sobre ponto e no último ponto feito faça o aumento de 5 pontos altos.

a carreira vai ficar assim.Feche a carreira sempre com um ponto baixíssimo.

Inicie a carr. com 3 correntinhas(as carr.sempre se iniciam com 3 correntinhas,que equivalem a um ponto alto)e trabalhe ponto alto sobre ponto alto até chegar no aumento(5 pontos da voltinha) e trabalhe 2 pontos altos sobre cada um dos 5 pontos(aumento de 10 pontos)....observe a imagem....
vai ficar assim....

inicie a terceira carr.da mesma forma e nos 10 pontos do aumento da carreira anterior,trabalhe 1 ponto alto sobre um ponto alto ,no próximo ponto de base trabalhe 2 pontos altos e vá fazendo assim,até o final do aumento(totalizando 15 pontos altos na voltinha do aumento),prossiga fazendo ponto sobre ponto até o final da carr.
inicie a quarta carr. e trabalhe da mesma forma que a terceira ,fazendo o aumento de pontos na voltinha (15 pontos):1 ponto alto sobre um ponto alto e dois pontos no ponto alto seguinte,totalizando 22 pontos no aumento.
essas quatro carreiras formam a sola da pantufa....o número de correntinhas do início é que determina o tamanho da pantufa....25 corr.de início equivalem a uma pantufa que calça o nº 37 e 38.Se quer uma pantufa menor diminua o número de correntinhas ou aumente se quizer maior.
essa próxima carr. você trabalhará 1 ponto alto em relevo pegado por trás do ponto alto de base por toda a volta,ponto sobre ponto(essa carr.marca a separação da sola e do corpo da pantufa)
detalhe do ponto alto em relevo pegado por trás do ponto de base....
vai ficar assim....

nesta carreira(6º) trabalhe em ponto de barra 1/1,ou seja,1 ponto alto em relevo pegando pela frente e 1 ponto alto pegando por trás do ponto de base...trabalhe assim até o final da carr.


ficando assim....

agora,dobre a pantufa ao meio(no sentido do comprimento)e marque o ponto central com um fio de cor diferente,o que servirá de guia para trabalhar as próximas carreiras....

nesta carr.(7º) trabalhe acompanhando os pontos da carreira anterior até chegar no 2º ponto alto em relevo anterior à marcação,aqui será feito a primeira diminuição(passe a agulha pelos dois pontos altos em relevo para fora e faça um ponto em relevo sobre eles,em seguida faça a mesma coisa nos dois pontos em relevo que estão após a marcação(mais uma diminuição feita)....Essas diminuições serão feitas em todas as próximas 9 carreiras(totalizando 10 carreiras com diminuições )

observe como vai ficando as diminuições....















Após as 10 carr. de diminuições,ou seja,na 16º acrr.,trabalhe somente sobre os pontos altos pegados pela frente fazendo 1 correntinha entre cada um deles....observe a imagem....





fica assim.....


na 17º carr. trabalhe ponto alto em relevo sobre ponto alto em relevo e 1 ponto alto no espaço de uma correntinha.
para finalizar faça uma carr. de ponto carangueijo(que é o ponto baixo feito de trás pra frente)

faça os arremates.....
e os cordões para amarrar....




e finalmente a pantufa prontinha.....

9 comentários:

  1. Olá Aurélia

    Gostei do seu blog e já estou te seguindo. Já tinha andando a vaguear por aqui e tirei este pap, finalmente tive tempo para o fazer. Acabei de postar o resultado no meu blog, passa lá para ver e já agora dá um olhinho no meu blog.
    Boa semana
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga que linda esta pantufa! parabéns pelo pap ficou maravilhoso bem explicado vou tentar fazer uma depois eu posto pra você da a nota rsrsrs já to ti seguindo bjs.

    ResponderExcluir
  3. Era exatamente o que eu estava procurando...obrigada...bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado seu pap esta maravilhoso,parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Linda pantufa! Só não entendi se as diminuições a partir da 8a. carreira seguem conforme a 7a.carreira. Isto é, sempre a partir de dois pontos em relevo antes e depois do centro? Pela foto parece que não.
    Obrigada
    Giulia
    alphafenix5@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei, vou tentar fazer.

    obrigada.
    Beth
    Beth.rinaldi@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei, lindos seus trabalhos. Amo croche.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. nossa muito legal esse pap...
    parabens...
    grande bj...

    ResponderExcluir
  9. Amei esta pantufa fiz meu primeiro par obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUE O AMOR UNIVERSAL TE ENVOLVA
E A PAZ TE ACOMPANHE.
NAMASTÉ.